Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEDSDH promove ações no Programa Governo Presente

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 09/11/2013
  • 18h34min

A Escola Estadual Pedro Barros Filho, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, teve uma movimentada manhã neste sábado, 09. Em mais uma edição do Governo Presente, profissionais de diversas secretarias do Governo do Estado estiveram reunidos no local para uma ação coletiva de prestação de serviço e garantia de direitos a população mais exposta à violência e à criminalidade.

Por recomendação de Laura Gomes, secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), o evento contou com uma ação inovadora que mobilizou cerca de 40 profissionais do Programa Atitude em atividades como Contação de História, capoeira e percussão com o objetivo de utilizar a arte como linguagem para crianças e jovens terem orientação na necessidade de prevenção ao uso das drogas. Outra oficina, desta vez com foco no público adulto, especialmente pais e professores, falou sobre drogas e esclareceu o funcionamento do Programa Atitude, que promove atenção integral aos usuários e seus familiares. “A SEDSDH está comprometida com o Governo Presente promovendo o direito à cidadania através da emissão de documentos socais em todas as edições, mas hoje estamos concentrando maior foco no enfrentamento do consumo das drogas nas comunidades carentes e por isso estamos ampliando as ações do Programa Atitude”. O  Atitude é formado por quatro equipamentos em que atua: Atitude na Rua, Acolhimento e Apoio, Acolhimento Intensivo e o Aluguel Social. O estudante da 5ª série do Colégio Municipal Visconde de Suassuna, João Vítor, 12 anos, assistiu a Contação de História e aprovou a iniciativa. “É a primeira vez que venho e já gostei. É bom que ensina que não se pode usar drogas, cerveja, álcool, qualquer tipo de droga, especialmente as crianças”.

Outra ação por parte da SEDSDH que teve bastante procura foi o Balcão de Direitos, com emissão gratuita de documentação como 2ª via de Registro de Nascimento e Registro Tardio, além de informação e emissão sobre Carteira de Trabalho, Carteira do Idoso, Carteira de Livre Acesso, Cartão do SUS e Bolsa Família. A dona de casa, Miriam Maria dos Santos, 41 anos, solteira, aproveitou a ação do Governo Presente para fazer seu registro de nascimento para conseguir casar. “Não tenho R$40 para pagar meu registro. Então foi muito boa essa oportunidade que o governo nos deu em emitir documentos”, afirmou. Oportunidade que também atraiu o jovem Rodrigo do Nascimento Carvalho, 16 anos, que é aluno do 3º ano do ensino médio da própria escola onde foi sediado o Governo Presente. Ele procurou o serviço de Carteira de Trabalho para emitir sua primeira Profissional. “Essa iniciativa beneficia muita gente daqui do bairro. Tem até pessoas que moram mais longe e estão aí na fila. Teríamos que ir pra outros lugares e enfrentar maior burocracia. Agora ficou tudo mais fácil, tudo junto e gratuito”, comemora. Além de informações sobre os direitos do consumidor, do idoso e da criança e do adolescente, a  SEDSDH buscou atender e promover a reinserção social dos egressos e liberados do sistema prisional do Estado. Por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) ofereceu serviço de encaminhamento e acompanhamento profissional para reeducandos que estão cumprindo pena em regime aberto e no livramento condicional.

O Programa Governo Presente de Ações Integradas para Cidadania realiza nas comunidades ocupação social de atendimento imediato de prestação de serviços, com a participação e a responsabilidade de algumas secretarias estaduais como Cidades, Ciência e Tecnologia, Criança e Juventude, Defesa Social, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação, Esportes, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Planejamento e Gestão, Saúde, Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. A gerente de Apoio a Gestão Democrática do Governo Presente, Marta Figueiredo, destacou que a expressiva quantidade de pessoas dentro e fora da escola buscando atendimento por suas demandas superou a expectativa da organização, tendo a oferta de emissão de Carteira de Identidade, Carteira Profissional e o CNH Popular, as maiores procuras. Marta Figueiredo falou ainda sobre a ampliação do Programa Atitude neste sábado: “O Atitude já estava presente em outras edições do Governo Presente, fazendo a divulgação do programa. Mas agora ele chega com um formato maravilhoso, equipe ampliada, com oficinas e atividades culturais e recreativas. Um modelo que vai servir para a gente possivelmente desenvolver nas ocupações que estão sendo planejadas para o próximo ano”, comemora. O atendimento à população no Governo Presente durou por toda a manhã e ofereceu serviços como documentação, prevenção de direitos, saúde, trabalho e qualificação, além de atividades culturais e de lazer.

-->