SEDSDH realiza cursos de Inclusão Produtiva
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 25/11/2011
- 18h06min
Mais de 400 jovens e adultos do Grande Recife, vinculados ao Bolsa Família, estão se qualificando para o mercado de trabalho, através de cursos que fazem a ponte direta para inserção nas cadeias produtivas locais. O trabalho é realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do Programa PE no Batente. As turmas reúnem pessoas como Vânia Silva, de 29 anos, moradora do Ibura, que estava desempregada e depois que entrou no Centro de Inclusão Produtiva (CIP) do bairro, aprendeu técnicas na área de Administração, comunicação pessoal e cidadania.
Ela conta que ainda está concluindo o curso, mas já coloca em prática o que vivenciou sobre gestão de arquivos, almoxarifado e auxiliar administrativo, pois já foi contratada por uma empresa especializada em inventários patrimoniais. “ Levanto estoques, fluxos de entrada e saída, faço balanços e estou feliz da vida nesta caminhada. O que aprendemos em organização e combate ao desperdício, ajuda até a administrar melhor minha casa”, declara.
Segundo Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, outros 82 jovens trabalhadores do Ibura já estão empregados, como Vânia, a partir do curso de Administração. Ela explica que além da coordenação pedagógica, o Programa trabalha a inserção profissional, de maneira a estimular a autonomia das pessoas e fortalecer a abertura de “portas de saída” do Bolsa Família. Ressalta ainda que a carga horária de 448 horas/aula inova, na medida em que qualifica funções como office boys e office girls, com foco, por exemplo, no planejamento de roteiro, ética e gestão do tempo.
Laura destaca que, em Brasília Teimosa, mais 190 alunos se capacitam na área de Pesca e Piscicultura e aprendem até como preparar o peixe, ampliando sua durabilidade e decorar a banca onde o produto é vendido, de forma a conquistar o cliente. Aulas de culinária também constroem aprendizados em gastronomia, potencializando o processamento de pescados.
Já em Olinda, mais qualificação na área de Turismo e Hospitalidade. Dayse Moreira, faz o módulo de Recepção de Hotel e através do curso, venceu a timidez, aprendeu a se comunicar melhor. Acredita que depois do curso, tem um papel melhor a desempenhar na sociedade, se sente incluída, e pronta para assumir a autonomia de sua vida. Este curso, prevê ainda módulos de monitores de turismo, organização de eventos e commis ( assistente de garçom).
O Governo de Pernambuco, conta atualmente com 14 Centros de Inclusão Produtiva, geridos pelo Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, no PE no Batente. Um deles, inclusive, foi instalado na penintenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, para fortalecer o trabalho de ressocialização.
