Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEDSDH realiza formação em Direitos Humanos, Mediação de Conflitos e Proteção

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 03/6/2014
  • 14h53min

Pernambuco durante cinco anos seguidos foi considerado o estado mais violento do Brasil, mas após a implantação do modelo de gestão por resultados, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão – SEPLAG, o Programa Pacto Pela Vida contribuiu em muito para a redução da criminalidade. Um dos indicadores foi a evasão escolar, o grande gargalo do ensino médio brasileiro o que foi minimizado com a implantação das escolas em tempo integral, pulando de 13 para 300 estabelecimentos de ensino de referência. Com essa prevenção reduziu a taxa de homicídios em Pernambuco em 40%, com destaque para a capital, onde a redução foi de 60%.

Com essa explanação, Bernardo D’Almeida, secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos abriu a capacitação das equipes para o atendimento aos boletins de ocorrência que trazem conflitos ocorridos nas comunidades, caracterizados como crime de proximidade e ameaça, acontece nesta terça e quarta-feira (03 e 04), na FUNDAJ, no Bairro do Derby, formação introdutória em Direitos Humanos, Mediação de Conflitos e Proteção. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio de suas executivas de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH e Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS.

Com carga horária de 08 horas, a formação é destinada aos profissionais que atuam nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Regional, da Região Metropolitana do Recife e do interior. Cinco temas estão sendo abordados no encontro, Conceitos de Direitos Humanos; Direitos Humanos (Violações/Proteção); Conflitos; Mediação e por fim, Mediação de Conflitos e Implicações nos Boletins de Ocorrência.

Para Lioniza Santos, gerente de Proteção Social de Média Complexidade realizar treinamento com as pessoas que trabalham diretamente com a comunidade é reforçar a nossa preocupação e atenção com a população. “Fazemos esse curso para que os profissionais dos CREAS Regionais possam ter mais embasamento na hora em que recebem, por exemplo, boletins de ocorrências. Nesse dois dias vamos esclarecer todas as dúvidas que eles têm para que o atendimento ao público seja bem mais de qualidade e com isso contribuir para o Pacto Pela Vida”, frisou.

Como facilitadoras da ação estão a Coordenadora do Sistema Estadual de Proteção à Pessoa, Giovanna Oliveira, e a Gerente de Mediação de Conflitos, Conceição Costa, ambas vinculadas à SEJUDH. Segundo Conceição, crimes caracterizados como de proximidade e/ou ameaça podem levar à violência. “Por isso é necessário deixar claro para os profissionais dos CREAS a forma de como lidar com situações dessa natureza”, enfatizou.

A formação é promovida pelas Gerências de Prevenção e Mediação de Conflitos/SEJUDH; de Proteção Social Especial de Média Complexidade /SEDAS, e ainda pela de Planejamento, Projetos e Capacitação, também da SEDAS.

-->