SEDSDH realiza monitoramento dos serviços socioassistencial
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 23/5/2014
- 16h08min
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio da Gerência de Monitoramento, Avaliação e Vigilância Socioassistencial – GMA realiza até o dia 9 de junho a primeira etapa do monitoramento e avaliação dos serviços socioassistencial dos municípios pernambucanos. Essa ação tem por objetivo monitorar e avaliar a eficácia das ações da Política de Assistência Social no território estadual.
Questionários estão sendo encaminhados aos gestores municipais da Assistência Social, via online, o que corresponde a 1ª etapa do monitoramento. Já em agosto e setembro técnicos da GMA visitarão os municípios que foram escolhidos, por meio de uma amostra aleatória não probabilística. Com a conclusão dessa segunda etapa serão elaborados os resumos executivos. Esse trabalho tem o intuito de observar a operacionalização dos programas, projetos e serviços socioassistenciais, para que os resultados da avaliação sejam utilizados pelas Proteções Sociais do Estado. Além disso, os dados permitirão a análise dos indicadores para a melhoria da atuação dos gestores municipais de assistência social e do desempenho das políticas, dos programas e serviços.
Bernardo D’Almeida secretário da SEDSDH destaca a importância de realizar esse monitoramento no estado. Segundo ele, a Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS realiza esse trabalho anualmente e por meio dele é possível direcionar as ações de aprimoramento e fortalecimento da Política de Assistência Social em Pernambuco. “Ao final do trabalho os gestores municipais receberão um resumo executivo com as análises e avaliação dos dados coletados nos serviços, programas e benefícios, com o intuito de identificar a operacionalização dos mesmos. A partir desse monitoramento será possível desenvolver estudos e análise para a construção de estratégias e ações de fortalecimento e enfrentamento aos limites evidenciados na execução dos serviços quanto ao atendimento das necessidades socioterritoriais”, declarou.
Já para a gerente da GMA, Ingrid Vier, a nova proposta de monitoramento, permitirá identificar em que medida os serviços e programas socioassistenciais produzem efeitos sobre a população usuária. “Dessa forma poderemos ter um resultado mais detalhado, facilitando a análise dos gestores municipais na hora que em receberem os resumos executivos. O nosso objetivo em realizarmos esse trabalho, é para que cada vez mais a assistência social no estado de Pernambuco, seja de qualidade”, declarou
Os equipamentos sociais, programas e projetos que serão visitados, são os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), as Cozinhas Comunitárias, entidades que fazem parte do Programa Todos com a Nota – Módulo Solidário, unidades do Programa Atitude, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Programa Vida Nova e Pernambuco no Batente.
Vigilância Socioassistencial – Desde o mês de fevereiro a Gerência de Monitoramento e Avaliação está com a coordenação da Vigilância Socioassistencial, que tem a função de produzir; sistematizar; analisar e disseminar informações sobre as necessidades das populações e territórios. A GMA vem realizando apoio técnico para os municípios que já possuem Vigilância Socioassistencial e para os que ainda estão em fase de implantação.
O principal objetivo é subsidiar as unidades do Sistema Único de Assistência Social no processo de planejamento e organização das ações nos territórios e na execução de ações que induzam a adequação da oferta das necessidades da população.
Frente a essas ações a Vigilância Socioassistencial também vem realizando o apoio técnico aos municípios na implementação de suas ações de Vigilância Socioassistencial. Desta forma, está sendo solicitada aos municípios a indicação de uma pessoa de referência que possa atuar como multiplicadoras das referidas ações.
