SEJUDH recebe a III Conversa Pública do Projeto Clínica do Testemunho de Pernambuco
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 28/5/2014
- 12h38min
O Projeto Clínica do Testemunho de Pernambuco, vinculado à Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realiza nesta sexta-feira (30), às 15h, no auditório da SEJUDH, a III Conversa Pública. A iniciativa visa ressaltar a importância de explicitar a memória e a verdade do período militar na história do Brasil.
Na ocasião será exibido o documentário “O dia que durou 21 anos”, Pequi Filmes (2012). Após o filme, a convidada para conduzir o debate é a Coordenadora de Gestão Documental e Memória do TRT/6ª Região e Professora do Departamento de História da UFRPE com especialidade em acervos públicos e privados (arquivos da repressão e Era Vargas), Marcília Gama.
Coordenado pelo Centro Estadual de Apoio às Vítimas da Violência – CEAV, o Projeto Clínicas do Testemunho visa a construção de uma política pública de apoio a saúde mental das pessoas vítimas da violência política, em especial da ditadura militar ocorrida no Brasil, no período de 64 a 85.
Nessa perspectiva, as conversas públicas exercem papel fundamental na ampliação da discussão acerca do tema, como explica a Coordenadora do CEAV, Tadzia Negromonte. “Realizamos duas conversas públicas em 2013 e neste ano esta é a primeira edição. Queremos com isso divulgar e ampliar a discussão sobre o que significou e significa a ditadura e os anos de chumbo na vida dos cidadãos brasileiros, em especial pernambucanos, e seus efeitos sobre suas subjetividades”.
Serviço:
III Conversa Pública – Projeto Clínicas do Testemunho de Pernambuco
Data: 30 de Maio (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: Auditório da SEJUDH, Rua Benfica, 133, Madalena, Recife-PE
