Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Seminário aborda Violações aos Direitos Humanos em Pernambuco

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 18/12/2012
  • 16h16min

A violência política difere-se de outros tipos de violência por atingir não somente indivíduos, e sim, comunidades inteiras ou, como foi o caso da ditadura no Brasil, a sociedade em geral. Nessa perspectiva, a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, em parceria  com a organização não-governamental Gestos,  promove, nos dias 20 e 21/12, a partir das 08h, o seminário de caráter técnico politico "Clínica do Testemunho: Aportes Teóricos Metodológicos para  Construção de  Referências  Técnicas em Pernambuco".

No primeiro dia de atividades, quinta-feira (20), o seminário acontece apenas no horário da manhã, com início às 08h, no auditório da Escola Superior de Marketing – FAMA. Na ocasião, o evento será aberto a convidadas/os, dentre os quais profissionais que atuarão diretamente em ações relacionadas ao tema, para reflexão política mais ampla sobre o campo das violações aos Direitos Humanos.

Na sexta-feira (21), o seminário é fechado as pessoas que trabalharão diretamente com o tema da Clínica do Testemunho, bem como voltadas às parcerias necessárias a sua execução. Ocorre durante todo o dia no auditório da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.

Segundo a coordenadora da equipe de formação da SEJUDH e uma das responsáveis pelo seminário, Conceição Costa, ao final do ciclo de atividades  espera-se gerar aportes teóricos e metodológicos para a implementação da Clínica do Testemunho de Pernambuco, que funcionará na Gestos,  como núcleo de apoio e atenção psicológica e social às pessoas afetadas pela violência de Estado.

Ela completa. "O seminário também busca contribuir para maior articulação e criar canais de intercâmbio entre diferentes profissionais para construção de referências em Pernambuco".

Maiores informações pelo fone: (81) 3183-3168 

Abaixo a programação completa:

1º Dia (20/12/2012):

Seminário aberto a convidadas/os para reflexão política mais ampla sobre o campo das violações aos Direitos Humanos.

Carga horária: 04 horas

Horário: 08h

Participantes: 60 convidadas/os (da Comissão da Memória e Verdade de PE, órgãos públicos de DH, Justiça e Segurança,  ONGs, Conselhos de Classe e CRP 06)

 
2º Dia (21/12/2012):

Seminário fechado as pessoas que trabalharão diretamente com o tema da Clínica do Testemunho, bem como voltadas às parcerias necessárias a sua execução.

Carga horária: 08 horas

Horário: Das 08h às 18h

Participantes: 30 profissionais da área    

Facilitadora: Drª Tania Kolker –  Medicina/UFRJ. Psicoterapeuta da equipe do projeto clínico do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro, com Especialização em psicanálise e análise institucional pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise, Grupos e Instituições.

-->