Seminário Regional da Mata Sul é realizado em Palmares
NOTÍCIAS- 20/5/2016
- 20h31min
Dentro da programação da campanha do 18 de maio, aconteceu em Palmares o Seminário Regional da Rede na Mata Sul, organizado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) da Mata Sul. Realizado na última terça-feira (17), o evento abordou “A importância do fortalecimento da Rede no enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e teve, na mesa de abertura, a participação de Lioniza Santos, Gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS).
O público contou com 275 profissionais, de 13 municípios da Mata Sul, que atuam no universo infanto-juvenil, atendimento às famílias e na garantia da segurança pública. O seminário buscou sensibilizar os profissionais para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na ocasião, também foi lembrado o aniversário de quatro anos da implantação do CREAS Regional na Mata Sul. O CREAS da Mata Sul é coordenado pela SEAS da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).
A ação integra a campanha do 18 de maio – Proteger é coisa Nossa –,realizada pela Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco, da qual faz parte a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, comandada pelo secretário Isaltino Nascimento. A campanha se destina a mobilizar a sociedade e o poder público em relação à proteção integral das crianças e dos adolescentes vitimados pela violência sexual. E também incentivar as denúncias nas mais diversas situações de violação de direito.
COMPAZ – Outra ação, que integrou a campanha, aconteceu no Centro Comunitário da Paz – Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Teresinha, pela SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ). Na tarde da quinta-feira (19), a SEPCJ realizou uma Roda de diálogo com Naila Soares, coordenadora técnica do programa Atenção Redobrada da SEPCJ, e os alunos do ensino médio das escolas públicas do Alto Santa Terezinha. A palestra abordou conceito de violência sexual e como denunciar e Enfrentar o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
