SEPCJ participa de caminhada contra a violência de crianças e adolescentes
NOTÍCIAS- 18/5/2016
- 16h45min
Na tarde desta quarta-feira (18), cerca de 500 crianças, adolescentes, educadores e representantes de ONGs que atuam na atenção, assistência e proteção de crianças e adolescentes da Região Metropolitana do Recife (RMR) realizaram uma caminhada pelas ruas do Recife para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
O evento conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através das Executivas de Assistência Social e de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ), esta responsável pelo desenvolvimento e execução das políticas para o segmento.
A caminhada é apenas um dos eventos programados pela Campanha do 18 de Maio de 2016 – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Esta e outras ações programadas em diversos municípios e regiões do Estado, tem o objetivo de intensificar as discussões em torno do fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes”, explicou o secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ), João Suassuna.
Os grupos começaram a se concentrar, a partir das 14h, na Praça 13 de Maio, no bairro da Boa Vista. Próximo das 16h eles seguiram em caminhada pelas ruas Princesa Isabel e do Sol, avenidas Guararapes e um trecho da Dantas Barreto, com destino ao pátio da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de São José. Ao longo do trajeto diversas instituições que atuam na rede de proteção e no atendimento às situações de violência sexual de crianças e adolescentes, distribuíram panfletos chamando atenção para os maus tratos à população infantojuvenil.
“Este evento do 18 de Maio é mais do que uma caminhada. É um momento simbólico de sensibilização para o combate à exploração e situações de violência de crianças e adolescentes. Mas essa discussão deve ocorrer de forma permanente”, defendeu João Suassuna.
O secretário executivo ressaltou ainda a importância da campanha para informar e esclarecer a sociedade para a necessidade de combater todas as formas de violência contra crianças e adolescentes. Ele também elogiou o tema da campanha deste ano – “Proteger é coisa nossa” – que chama a atenção da população para lutar contra a violação dos direitos da população infantojuvenil.
A campanha é coordenada pela Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco e tem como parceiros: SDSCJ, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Secretaria de Defesa Social (SDS), Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PE) e diversas ONGs que atuam na proteção de crianças e adolescentes.
