Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SERES inicia capacitação de 133 agentes de segurança penitenciária

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 05/9/2014
  • 16h03min

O sistema prisional de Pernambuco vai encerrar o ano de 2014 com um reforço de mais 133 agentes de segurança penitenciária (ASP), aprovados no concurso público realizado em 2009. Hoje (05), eles iniciaram o curso de formação, que se estenderá até o dia 19 de dezembro e, logo em seguida, serão nomeados e encaminhados às unidades prisionais. A aula inaugural aconteceu no auditório do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER-PE), no bairro de Santo Amaro – Recife.

A solenidade contou com a presença dos secretários executivos de Ressocialização (SERES), coronel Romero Ribeiro, e de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Paulo Moraes. O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo D’Almeida, foi representado pelo chefe de Gabinete, Myckon Freitas. Presente, também, o chefe da Polícia Civil, Osvaldo Moraes. Os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram representados pelo coronel Valter Benjamin e o tenente-coronel Evandro Rocha.

Nesse primeiro dia de aula, os novos servidores conheceram um pouco da história, da estrutura e funcionamento da SERES e da política de segurança pública do Estado. Aos presentes, o chefe de Gabinete da SEDSDH, Myckon Freitas, explicou o contexto em que estão inseridos os novos agentes e da importância da integração entre as diversas secretarias estaduais no sentido de elevar as políticas sociais nos presídios.

Outro aspecto ressaltado por Myckon é a necessidade de os novos servidores estarem atentos para não permitir que os direitos dos reeducandos sejam violados. “A pena aplicada a eles é a privação da liberdade. Qualquer coisa além disso é excesso e não deve ser permitido”, alertou. Logo em seguida, o secretário Paulo Morais complementou, afirmando que direitos são conquistas de todos (inclusive dos que estão privados de liberdade) e como tal devem ser defendidos e preservados.

Capacitação – O curso de formação para os agentes de segurança penitenciária terá 580 horas e será realizado nas dependências da Academia da Polícia Civil (Acadepol), de segunda a sexta-feira, em horário integral. No conteúdo programático estão aulas de Direito, Cidadania, Segurança, Saúde e Direitos Humanos.

-->