SERES realiza casamento coletivo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 25/5/2012
- 15h08min
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES), realizou na Colônia Penal Feminina do Recife – CPFR, a primeira união estável entre casais homossexuais no sistema penitenciária brasileiro. Depois de seis meses de planejamento, a cerimônia uniu 14 casais, sendo sete deles formados por homoafetivos e sete heterossexuais.
Para Romero Ribeiro, secretário executivo de Ressocialização, a iniciativa, pioneira no Brasil, poderá ser realizada em outras unidades prisionais no Estado e servir de exemplo no Brasil. “A realização deste evento é uma questão de cidadania. Não importa sua opção sexual, casar é um direito de qualquer pessoa ”, frisou.
De acordo com Alana Couto, diretora da CPFR, a ideia da celebração foi dada pelas próprias reeducandas. “Elas ornamentaram o local, confeccionaram os vestidos, fizeram o bolo e produziram as noivas. Essa festa teve a colaboração de todos”, afirma. Após a oficialização, os casais receberam os familiares, amigos e convidados para uma recepção.
"Estamos bastante felizes. Esse é um momento muito especial para todas nós. Agradeço ao Governo do Estado pela oportunidade”, destacou a paraense Argentina de Jesus Nunes, 27 anos, presa por tráfico internacional de drogas, que se uniu com Maria Ferreira da Silva, 34 anos, também presa por tráfico.
