SERES tem novo secretário executivo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 07/10/2014
- 08h23min
O novo secretário executivo de Ressocialização, Carlos Humberto Inojosa Galindo, foi apresentado oficialmente na tarde desta segunda-feira (06), pelo secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), Bernardo D’Almeida, aos demais titulares das secretarias executivas e ao corpo funcional da Secretaria Executiva de Ressocialização (SERES). Bernardo fez questão de ressaltar que não se tratava de posse, porque o titular da pasta já está dando expediente desde a última sexta-feira (03). “Ele já conhece todo o sistema prisional e está dando andamento à rotina dos trabalhos da Seres. Traz consigo algumas ideias para melhorar o andamento das atividades”, explicou.
A apresentação do novo secretário executivo de Ressocialização ocorreu às 16h, na sala de reuniões da SERES, no bairro da Boa Vista. A nomeação de Carlos Humberto Inojosa Galindo, que substitui o coronel Romero Ribeiro, foi publicada na edição do último sábado (04), do Diário Oficial de Pernambuco. “O governador João Lyra Neto me pediu para começar imediatamente e assim fiz”, disse o secretário, que tem larga experiência na área das execuções penais.
Durante a apresentação, Humberto Inojosa afirmou que o seu maior desafio à frente da SERES será a implantação de melhorias no sistema e fazer com que os direitos humanos dos presos sejam respeitados. “A prioridade é fazer com que seja mantido o respeito aos apenados e seja dado um tratamento uniforme e humano a todos, sem distinção”, previu.
Entre as melhorias no sistema carcerário o secretário citou o aumento da oferta de vagas nas salas de aulas, mais profissionalização e o aumento do número de oportunidades de trabalho para os apenados. Humberto Inojosa lembrou que Pernambuco é, atualmente, o estado que mais tem presos nas salas de aula: são cerca de 8.500, o que representa 28% da população carcerária (cerca de 30 mil detentos). No Brasil a média é de 11%.
Experiência – Nos últimos 20 anos (1994-2014), Humberto Inojosa atuou como Juiz de Direito do Estado de Pernambuco. Foi juiz de Execuções Penais, Corregedor de Presídios do Estado de Pernambuco; Coordenador do 1º Mutirão Carcerário em Pernambuco, com atuação em todas as Penitenciárias, Presídios e Cadeias Públicas do Estado, em trabalho conjunto do Tribunal de Justiça de Pernambuco com o Conselho Nacional de Justiça; gestor de Contratos de Trabalho e Ressocialização de Presos no Tribunal de Justiça de Pernambuco; e membro do Departamento de Monitoramento e Fiscalização de Presídios do Conselho Nacional de Justiça.
Atuou também como juiz criminal nas comarcas de Betânia, Cabrobó, Belém de São Francisco e Camaragibe; e Juiz Cível e Criminal nas comarcas de Jaboatão dos Guararapes e do Recife. De 2008 a 2013, representou o Poder Judiciário de Pernambuco no Programa Pacto Pela Vida. Foi assessor especial da presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) entre 2012 e 2013.
Humberto Inojosa é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda e tem pós graduação em Direito Público, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também participou dos cursos interativos de Sistemas de Justiça Criminal, nas Universidade da Geórgia (Estados Unidos) e Universidad de Mendoza (Argentina).
