Sertão Central recebeu Semana Estadual de Direitos Humanos
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 27/5/2014
- 17h12min
Mutirões de cidadania e oficinas educativas e culturais, são alguns das atividades realizadas pela Semana Estadual de Direitos Humanos, que tem como objetivo interiorizar as ações do Governo do Estado. O evento que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, beneficiou cerca de 2.137 pessoas nos municípios de Salgueiro, Mirandiba, Parnamirim, São José do Belmonte, Terra Nova, Cedro, Verdejante e Serrita, no Sertão Central.
Destaque para o resgate histórico da exposição: “Anistia e Democracia: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça", que marca os 50 anos do Golpe Militar no Brasil. Como acontecia nas edições anteriores, o Seminário Regional “Direitos Humanos e Democracia“, promoveu um debate sobre as ações desenvolvidas na área em Pernambuco, além de oferecer um intercâmbio de experiências com os municípios.
Na ocasião, a população daquelas regiões de desenvolvimento econômico do Estado, puderam contar com a realização de debates; oficinas; capacitações; rodas de diálogo; mutirão de documentação; visita a cadeias públicas e monitoramento de reeducandos; para o público LGBT, houve oficina de educação e saúde, e o concurso de talentos "Diversidade em Cena"; reunião com a sociedade civil; além de Seminário Regional de Direitos Humanos, Feira de Cidadania e apresentação da Superintendência Estadual de Defesa e Promoção da Pessoa Idosa. As ações foram voltadas para gestores, rede parceira e a população em geral. A iniciativa visa facilitar o ingresso dos moradores da região em políticas públicas e no mercado de trabalho. Um exemplo disso é a participação da Superintendência de Apoio as Pessoas com Deficiência – SEAD, que atua em prol de melhorias na acessibilidade e inclusão.
