Sertão do São Francisco recebe ações da Semana de Direitos Humanos
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 20/7/2012
- 10h48min
Após passar pelas regiões do Agreste Meridional, Sertões do Moxotó e Pajeú, Agrestes Central e Setentrional, a Semana de Direitos Humanos chega, na próxima semana, de 23 a 27/07, ao Sertão do São Francisco (Petrolina; Lagoa Grande; Orocó; Cabrobó; Santa Maria da Boa Vista e Afrânio).
A inciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH). Esta é a sexta região do Estado a receber as atividades. As ações são pautadas na divulgação do Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III) e atualização da estrutura do plano estadual.
Inseridas na programação estão a realização de palestras, oficinas, visitas de sensibilização e apresentação dos programas vinculados à SEJUDH. Destaque para o curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos na comunidade João de Deus, em Petrolina, para as lideranças comunitárias e agentes de cidadania. O curso teve início na última segunda-feira (16) e segue até o dia 25 de julho, onde acontece a cerimônia de entrega de certificados para os alunos participantes.
Para Paulo Moraes, secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, as semanas propõem a articulação em âmbito regional das discussões, atuando junto aos municípios, atendendo e cumprindo de fato o papel do Estado. “Queremos com estas ações ir de encontro ao servidor, ao militante, ao usuário. Temos clara a concepção de reparo, de procurarmos uma maior efetividade em nossas ações, não somente na RMR. Nosso objetivo é ampliar o alcance dos nossos serviços, partir para o interior formando e capacitando nossos parceiros no atendimento ao cidadão”, destacou.
De abril a junho deste ano 165 ações foram realizadas em quatro regiões de desenvolvimento do Estado, totalizando 60 municípios contemplados e 5.111 pessoas beneficiadas diretamente. A iniciativa visa desenvolver atividades de fortalecimento dos direitos, interiorizar e integrar as ações da secretaria, reforçar as bases com as redes parceiras, estimulando o debate com a sociedade civil.
As atividades serão realizadas ao longo da semana de forma ampla e nos mais variados âmbitos sociais, com atividades desenvolvidas junto a conselhos de idosos; agentes de defesa social; juventude; movimento LGBT; povos tradicionais; polícias e órgãos de segurança; conselhos tutelares; prefeituras; câmaras municipais e momentos com a sociedade civil.
As semanas iniciaram no mês de abril e vão até setembro de 2012 nas 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco, que são: Sertões do Pajeú e do Moxotó; Agrestes Central; Setentrional; São Francisco; Araripe; Itaparica e Meridional; Matas Sul e Norte.
Seminário Regional – Ao final de cada semana de atividades é realizado o seminário intitulado “Pernambuco e o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III)”. A proposta para 2012 é focar o PNDH III, estabelecendo o debate com a sociedade civil e representantes de órgãos estatais locais. Tudo isso tem o intuito de fortalecer e estimular a defesa dos Direitos Humanos nas Regiões de Desenvolvimento e preparar este público para a próxima conferência Estadual.
O próximo seminário ocorrerá no dia 27 de julho, das 08h às 17h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão-PE (IFPE), em Petrolina. Ao todo serão 12 seminários culminando em setembro no Recife.
Serviço:
Semanas de Direitos Humanos e o Seminário Regional: Pernambuco e o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III)Datas:
Sertão do São Francisco – 23 a 27 de Julho
Sertão do Araripe – 06 a 10 de Agosto
Sertão de Itaparica – 20 a 24 de Agosto
Sertão Central – 03 a 06 de Setembro
Mata Sul – 10 a 14 de Setembro
Mata Norte – 17 a 21 de Setembro
