Serviços para cegos, surdos e cadeirantes estão disponíveis na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 15/4/2014
- 11h50min
Pela quarta vez o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), leva até amanhã cerca de 150 pessoas com deficiência para assistirem o maior espetáculo ao ar livre do mundo – Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus. O objetivo da ação é de fortalecer a garantia de direitos ao lazer e a cultura desse público específico.
Usuários de cadeiras de rodas, pessoas com deficiência intelectual, auditiva e visual, estão tendo a oportunidade de participar de forma integral da apresentação do drama da Paixão de Cristo. Ontem (13), 50 pessoas com deficiência, foram beneficiadas com a ação. Marcos Ribeiro, Cláudia Galvão, Aline Noely e Thiago Durand, intérpretes de libras, da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) – da SEDSDH, deram a oportunidade às pessoas com deficiência auditiva de compreenderem o espetáculo, através da Libras. Marcos estudou o roteiro da peça e seus figurinos, para poder passar os detalhes com precisão.
Bernardo D’Almeida, secretário da SEDSDH, destacou que as pessoas com deficiência visual contam com os serviços de profissionais capacitados em audiodescrição, que consiste na descrição de todas as cenas por intermédio de aparelhos com fones de ouvidos. “O aparelho da audiodescrição é semelhante a um MP4, que fica sintonizado em um canal de transmissão conectado no teatro, de onde foi feita a narração da peça”, afirmou.
Para Edmilson Mizael Araújo, cego, morador do Distrito de São Domingo, do município de Brejo da Madre de Deus, esse momento foi único, pois acreditava que nunca seria possível a sua ida ao espetáculo. “Esta é a primeira vez que eu venho. Nunca tive a oportunidade de utilizar o serviço de audiodescrição, que nos ajuda bastante, fornecendo informações imediatas para nós cegos”, declarou.
Já a professora de Libras, Rafaela Alves, que é surda e moradora de Natal, no Rio Grande do Norte, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco. “Tudo foi emocionante. A interpretação de Libras faz toda a diferença para o nosso entendimento. Sem esse recurso fica difícil o entendimento do espetáculo”, destacou.
Hoje (14) e amanhã (15), a equipe da SEAD está levando os últimos grupos para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Já para a do Recife, as inscrições estão abertas, para a próxima quarta-feira, dia 16 de abril, e podem ser realizadas pelo 0800.081.4421 ou pelo e-mail ouvidoria @sedsdh.pe.gov.br, para as pessoas com deficiência auditiva.
