Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Técnicos da SEDSDH recebem representantes do MDS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 02/7/2012
  • 16h47min

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS estão no Recife, durante esta semana (seg. à sex.), para uma série de atividades de monitoramento do Programa de Inclusão Produtiva – Pernambuco no Batente. Entre outros compromissos, a agenda ministerial inclui visitas técnicas às famílias beneficiadas e encontros com a coordenação estadual do programa. A partir desta integração, a expectativa é que as ações de combate à pobreza extrema do Plano Brasil sem Miséria sejam fortalecidos no Estado.

Nesta segunda-feira (02), os profissionais do MDS foram recebidos por Ana Rita Suassuna, secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social do Estado, que, na ocasião, representou Laura Gomes, titular da pasta. Na pauta, assuntos ligados à execução do programa, com destaque para as questões financeiras e os resultados alcançados. Já no período da tarde, a primeira visita técnica. A comitiva seguiu para o Centro de Inclusão Produtiva (CIP) de Nova Divinéia, em Jaboatão dos Guararapes, onde foram beneficiadas 200 pessoas com curso profissionalizante na área de Construção Civil.

Na terça-feira (03), outros dois CIP’s serão visitados pela equipe, Brasília Teimosa e Ibura, ambos no Recife. Nesta primeira etapa, os representantes do MDS terão a possibilidade de conhecer a realidade da inclusão produtiva na Região Metropolitana do Recife, onde os CIP’s foram implantados com recursos de Emenda Parlamentar, cujo foco é a qualificação da mão-de-obra para o mercado de trabalho. A agenda conta ainda com outra reunião entre gestores do ministério e da SEDSDH.

Nos dias seguintes, o foco será outro: a execução do Pernambuco no Batente no interior do Estado, por meio do convênio entre as parte pelo Compromisso Nacional pelo Desenvolvimento Social. Na quarta (04), a comitiva segue viagem aos municípios de Agrestina e Camocim de São Félix, no Agreste. Na quinta (05), mais uma excursão pela região, onde conhecem a realidade de Vicência e Chã de Alegria, na sexta (06). E encerrando o roteiro, visita técnica à cidade de Chã Grande. Nestes locais, a prioridade do Governo do Estado é a qualificação dos beneficiários para a criação de unidades produtivas, como associações e cooperativas.

Destaque – Em Pernambuco, o Programa de Inclusão Produtiva – PE no Batente é referência no que diz respeito a inclusão social e produtiva de indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, inseridos no CadÚnico, desenvolvendo em prol destes, competências sociais e técnicas para a inserção no mundo produtivo. Atualmente, ele abrange todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado. Esta ação, que está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, faz parte da Gerência de Proteção Social Básica da pasta.

-->