Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores da Assistência Social de Pernambuco recebem formação para novo sistema do programa 1º Infância

NOTÍCIAS
  • 05/10/2020
  • 20h07min

O Programa 1º Infância atende à famílias com crianças na primeira infância, incluídas no Cadastro Único do Governo Federal e do BPC

A partir desta segunda-feira (05/10) até o dia (13/11), acontece o processo de formação para o novo Sistema do Programa Primeira Infância no SUAS/PCF com supervisores, coordenadores e técnicos da vigilância socioassistencial de 178 municípios Pernambucanos.

O Programa atende à famílias com crianças na primeira infância, incluídas no Cadastro Único do Governo Federal e do Benefício de Prestação Continuada – BPC, a fim de fortalecer os vínculos familiares e atuação positiva em relação ao desenvolvimento Infantil, por meio de visitas domiciliares e ações intersetoriais.

O novo sistema foi apresentado nos dias 24 e 25 passado, em abertura oficial online com presença de representantes do Ministério da Cidadania, dos gestores e da equipe municipal, além da equipe do Programa que atua em Pernambuco e representante da Secretaria de Assistência Social (SEASS). Os gestores municipais iniciaram turmas EAD já no último dia 29. Serão 27 turmas com o total de 750 participantes entre gestores e trabalhadores do SUAS. Cada turma terá no máximo 30 alunos.

“A fim de aprimorar o Programa e dar mais celeridade à ações, as visitas domiciliares hoje registradas no Prontuário Eletrônico migrarão para o novo Sistema, denominado de e-PCF. Com isso o trabalho do SUAS será otimizado”, falou o secretário de Defesa Social e Des. Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes. É importante destacar, que o E-pcf apresenta uma série de novas funcionalidades tais como: o planejamento e agendamento de visitas; a gestão da formação; o registro e acompanhamento dos marcos de desenvolvimento; entre outros.

De acordo com o secretário executivo da SEASS, Joelson Rodrigues, a formação será um grande desafio para equipe estadual e municípios, compreendendo o momento atual de pandemia pelo COVID-19 e proximidade das eleições municipais. No entanto, o governo federal através da SNAPI oferece todas as orientações técnicas necessárias para equipe estadual e os municípios, através dos contatos: Telefone (61) 2030-1200 e e-mail criancafeliz@cidadania.gov.br

Programa- O Programa Primeira Infância no SUAS/Programa Criança Feliz é coordenado em âmbito nacional pelo Ministério da Cidadania por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância – SNAPI e no Estado de Pernambuco, pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ/Secretaria Executiva de Assistência Social – SEASS, executado em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Cidadania-CDC.

-->