Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Unidades prisionais recebem novos profissionais de saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 03/7/2014
  • 13h07min

Representando Bernardo D’Almeida, secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Myckon Freitas, chefe de gabinete da SEDSDH esteve hoje (02), no Complexo Prisional do Curado acompanhado do secretário Executivo de Ressocialização, Romero Ribeiro para receber os 88 profissionais que foram selecionados por meio de seleção simplificada e que irão atuar nas Unidades Prisionais do Estado. Destes, 77 farão parte de 11 equipes nas áreas de saúde básica, composta por odontólogos; enfermeiros; assistente social; psicólogo; médico; auxiliar de saúde bucal e técnico de enfermagem. Serão contratados, também, para atuarem nas áreas de farmácia (1); nutrição (1); psiquiatria (1); ginecologia (1); fisioterapia (1); terapia ocupacional (1); bioquímica (1); técnico de laboratório (2) e técnico em radiologia (2), totalizando 11 profissionais.

Na oportunidade, Myckon Freitas disse que desde 2013, Pernambuco aderiu ao Plano Nacional de Assistência à Saúde no Sistema Penitenciário, lançado no mesmo ano pelo Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de organizar as questões de saúde das pessoas privadas de liberdade de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Com a criação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), com assinatura do termo de adesão para participar da iniciativa, aumenta em cerca de 3.000% a verba de financiamento do MS para Pernambuco.

Lembrando que o “Homem é maior que seu erro”, o executivo de Ressocialização, Romero Ribeiro, responsável pelo Sistema Penitenciário falou para os técnicos que estão chegando que a principal missão da pasta a qual dirige é trabalhar para os privados de liberdade, ressaltando que no quesito educação dentro do presídio, Pernambuco é considerado o melhor do Brasil. Enquanto a média de recluso dentro das salas de aula no Brasil é de 10%, em Pernambuco é de 30%. Além disso, o secretário fez uma pequena explanação sobre as ações da SEDSDH, por meio da SERES. Segundo Ribeiro, o Complexo Prisional do Curado será contemplado com sete equipes, a Barreto Campelo com duas e a Penitenciária Agro Industrial São João, também com duas equipes. “Estes profissionais irão atuar nas demandas emergenciais dos postos de saúde dos estabelecimentos prisionais, com destaque para a Colônia Penal Feminina do Recife, Centro de Observação Criminológica Prof. Everardo Luna – Cotel, além das unidades localizadas nos municípios de Igarassu e da Ilha de Itamaracá”, concluiu.

A partir da adesão, o Estado formou um grupo condutor composto por representantes das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio de sua executiva de Ressocialização, do conselho de Secretários Municipais de Saúde da Pessoa Privada de Liberdade, além das demais atribuições estabelecidas em portaria, como monitoramento e avaliações das medidas efetivas. Todo o material será encaminhado ao Ministério da Saúde para que o Estado seja qualificado na política e com isso as equipes existentes poderão ser habilitadas a receber os recursos financeiros correspondentes.

-->